WhatsApp ganha suporte a biometria no iOS

WhatsApp ganha suporte a biometria no iOS

| 4 de fevereiro de 2019 | 105

A verificação biométrica finalmente chegou às mãos dos usuários de WhatsApp no iPhone. Em uma nova atualização, o aplicativo ganhou integração com o Touch ID e o Face ID, permitindo que a verificação de impressões digitais ou reconhecimento facial, de acordo com a versão do smartphone utilizada, seja exigida na hora do acesso às mensagens e conteúdo trocado com os contatos.

O recurso vem desativado por padrão e pode ser ligado por meio da tela de configurações, na opção Privacidade. Ele substitui o tradicional sistema de PIN numérico que é usado pelo WhatsApp em todas as suas versões, passando a utilizar, caso o usuário deseje, a funcionalidade da própria Apple para verificação. Como no caso do desbloqueio do smartphone em si, nenhuma imagem ou dado biométrico é compartilhado com a rede, com todo o processo de autorização acontecendo offline e dentro do próprio dispositivo.

Da mesma forma que no bloqueio por senha, os usuários continuam sendo capazes de atender a ligações oriundas do WhatsApp ou responder mensagens a partir de notificações, mesmo sem que o desbloqueio seja realizado. Da mesma forma, o impedimento no acesso ao mensageiro funciona de maneira independente e, mesmo em um celular habilitado para uso, pode ser necessário inserir credenciais novamente para acesso ao conteúdo do aplicativo.

Por enquanto, o recurso permanece como exclusivo do iOS. Usuários do Android têm acesso a uma camada adicional de segurança por meio de senhas numéricas, mas, pelo menos por enquanto, não podem utilizar a verificação biométrica para liberar o uso do aplicativo. Não há previsão para lançamento dessa funcionalidade no sistema operacional da Google.

Comentários

comentários

curta nossa fanpage